Educação Infantil

“É na infância que são embasados todos os valores que o ser humano necessita para viver socialmente”

Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular da criança de pensar, de agir e de estar no mundo são desafios primordiais da educação infantil e de seus profissionais, e nós do Colégio Delta Infantil/ Colégio Delta+, construímos nossa proposta pedagógica, objetivando promover e garantir processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens.

É uma educação integral que ultrapassa os limites conteudistas, abrangendo um conjunto de referências no processo ensino-aprendizagem que dialogam com a realidade, respeitando os princípios éticos, políticos e estéticos, pautados numa abordagem sociointeracionista.

Nesta etapa escolar educamos também para a saúde no seu mais amplo conceito: bem-estar físico, social e emocional, através de atividades orientadas para o desenvolvimento da criança e sua capacidade de relacionar-se com o mundo, com o outro e consigo mesma.

O aprendizado é prazeroso, motivador, lúdico, com atividades intencionais para o resgate de valores e desenvolvimento das habilidades que o mundo moderno exige visando tornar o aluno um cidadão completo.

Opção que requer confiança

Na primeira etapa escolar, o Colégio Delta é o ambiente escolhido pela família para promover a integração física, emocional, afetiva, cognitiva e social de seu(s) filho(s).

Para o Colégio Delta é a certeza de grandes possibilidades de crescimento intelectual e formação cidadã destas crianças, fora do convívio familiar.

Educar e Cuidar

O cuidado na educação infantil é parte integrante do processo educativo. Cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades.

A partir dessa compreensão, o Colégio Delta direciona maior atenção aos “pequenos”, diferenciando horários de recreio e saída da escola.

Além disso, professores, movimentadores de pátio e coordenadores buscam desenvolver suas atividades respeitando cada criança em sua individualidade como ser único.

Proximidade com o reconhecimento

Aos alunos do Colégio Delta Infantil são oportunizados momentos constantes de contato com o conhecimento, a partir de vivências culturais e de acesso a jogos brincadeiras como fonte para novas descobertas, provocando novas aprendizagens.

Nesta proposta são desenvolvidos passeios pedagógicos, projetos especiais e atividades de sala diversificadas e contextualizadas além de Mostra Científica dos Saberes – espalhar ciências e reinventar o mundo para todos.

Tecnologia aliada à educação

Numa perspectiva dinâmica e interativa na Educação Infantil (a partir do 1º período), as crianças são familiarizadas com o universo da informática e participam de Projetos Pedagógicos especiais.

A tecnologia e a internet asseguram aos alunos, professores e pais o que há de melhor e mais moderno em educação, transformando a aula em momentos de grandes descobertas e experiências, e proporcionando avanços significativos no processo de ensino-aprendizagem.

www.colegiodeltama.com.br – esse é o endereço eletrônico de acesso ao nosso site com link ao maior portal educacional do país, que se preocupa em disponibilizar para essa faixa etária atividades criativas, educativas e interessantes.

Espaço para a formação

Considerando a faixa etária, os ambientes nos quais são desenvolvidas atividades com as crianças da Educação Infantil (salas, parque, pátio, quadra, biblioteca, brinquedoteca, minicidade e minizoo) possuem versatilidade e ludicidade, com mobiliário e estrutura apropriados.

Adotamos os livros didáticos integrados POSITIVO (LDI) que são fundamentados no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e propõem atividades que desenvolvem a percepção crítica, abrangendo todos os eixos de conhecimento: identidade e autonomia, corpo e movimento, natureza e cultura; diversidade; linguagens da arte; relações matemáticas, cultura oral e escrita.

Brinquedos e brincadeiras criados para ensinar e aprender; minicidade e brinquedoteca. Espaços pedagógicos que estimulam uma relação estreita entre brincadeiras e aprendizagem, trazendo benefícios para as crianças, como:

• Privilegiar o desenvolvimento humano e particularmente a infância;
    • Garantir a possibilidade de educação em uma perspectiva criadora, voluntária, autônoma;
        • Utilizar o brincar como fonte de interação social e de construção do conhecimento;
        • Resgatar brincadeiras que estimulam a consciência corporal, o convívio social e o estabelecimento de regras;
        • Ser livre para criar, fantasiar e resolver problemas do cotidiano;
        • Compartilhar momentos de alegria e descontração;
        • Construir com prazer o conhecimento;
        • Vivenciar seu mundo infantil realmente como criança.

Ser histórico em desenvolvimento integral

Compreendido em suas potencialidades, o aluno da Educação Infantil do Colégio Delta é inserido em situações nas quais possa encontrar caminhos para se expressar e ampliar suas capacidades.

Das intencionais brincadeiras à formulação de conceitos de interação com o meio ambiente e os outros, a criança aprende a aprender prazerosamente.

Professores: companheiros na aventura do saber

A equipe de professores do Colégio Delta tem como principal meta o acompanhamento e a condução do crescimento de seus alunos.

Participa intensamente do processo de atualização profissional (formação continuada), discutindo as tendências mais atuais em educação e colocando em prática estratégias metodológicas que favoreçam o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.

Nesta relação, é privilegiada a formação aos valores fundamentais para a vida, como honestidade, solidariedade, solidariedade, justiça, além dos cuidados com a formação científica dos nossos alunos.